HACCP

O Regulamento (CE) n.º 852/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho de 29 de abril de 2004, em vigor desde o dia 1 de Janeiro de 2006, estabelece as regras gerais destinadas aos operadores das empresas do setor alimentar no que se refere à higiene dos géneros alimentícios.

Todos os operadores do setor alimentar têm de garantir que a totalidade das etapas pelas quais são responsáveis, sejam realizadas de forma higiénica e em conformidade com as disposições constantes no regulamento, pelo que, têm de aplicar procedimentos baseados nos princípios HACCP.

A Policlínica de Pombal dispõe de uma equipa especializada na conceção, implementação e manutenção de sistemas de segurança alimentar.

Auditorias

A formação profissional, para além de uma mais valia é uma obrigação legal.

De acordo com o Anexo II, cap. IV, do Regulamento (CE) nº 852/2004 de 29 de Abril, “os operadores das empresas do sector alimentar devem assegurar que: o pessoal que manuseia os alimentos seja supervisado e disponha, em matéria de higiene dos géneros alimentícios, de instrução e/ou formação adequadas para o desempenho das sua funções.”

 

A Policlínica de Pombal dispõe de vários módulos de formação conforme legislação em vigor.

Formação

Todos os operadores do sector agroalimentar são responsáveis por garantir que os alimentos que disponibilizam ao consumidor final são seguros devendo, para tal, manter procedimentos baseados nos princípios HACCP de acordo com os requisitos do referencial Codex Alimentarius – “Recommended International Code of Practice General Principles of Food Hygiene” – CAC/RCP 1969, Rev. 4 – 2003.

A POLIPOM – Policlínica de Pombal propõe a prestação de serviços de auditorias para a verificação do sistema HACCP implementado na empresa. No final de cada auditoria é emitido um relatório com todas as não conformidades detetadas.

formacao
Análises

A Policlínica de Pombal elabora um plano de controlo analítico, de acordo com as necessidades de cada cliente, com o objetivo avaliar os níveis de contaminação dos produtos, da água usada na preparação de alimentos bem como validar os planos de higienização.

As análises são feitas por laboratório Acreditado, que após processar as amostras envia os resultados com respetiva interpretação de resultados.

analises
Contacte-nos






[recaptcha]