A fisioterapia é o ramo da saúde que estuda, avalia, previne e trata os distúrbios da cinesia humana decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos . Capacitada a emitir ou prescrever diagnóstico, prognóstico, prescrição, intervenção e alta, dentro do limite de sua área de atuação.
É administrada em consultórios, clínicas, centros de reabilitação, lares, escolas , clubes, hospitais , empresas , unidades básicas ou especializadas de saúde, pesquisas, entre outros, tanto por serviços públicos como privados.
Esta tipicidade assistencial actua nas mais diferentes áreas com procedimentos, técnicas, metodologias e abordagens específicas que tem o objetivo de tratar, minimizar e prevenir as mais variadas disfunções:
Cinesioterapia respiratória – Conjunto de métodos terapêuticos, do foro da cinesioterapia que visam a recuperação da função respiratória, nomeadamente a melhoria da ventilação pela drenagem de secreções intrabrônquicas.
Eletrotermofototerapia – Procedimento com aparelhos geradores de sinais elétricos, como o Ultra-som Terapêutico, o LASER, TENS, entre outros. Facilita a recuperação de estruturas e funções comprometidas.
Mecanoterapia – Procedimento com aparelhos mecânicos para fortalecer, alongar, repotencializar a musculatura e reeducar movimentos comprometidos.
Recursos manipulativos – São abordagens terapêuticas visando a mobilização/manipulação de segmentos articulares, musculos, nervos e fáscias e trações segmentares e axiais. Os procedimentos manipulativos estimulam a dinâmica circulatória e a mobilidade dos tecidos e segmentos.
Termoterapia – Procedimento com administração de modalidades biotérmicas.
Crioterapia – Emprego de gelo como procedimento terapêutico, geralmente em segmentos para tratamento de contusões e torções.