
Urologia: A urologia é a especialidade médica que estuda e trata as doenças do aparelho urinário masculino e feminino (rins e vias urinárias), do aparelho genital do homem (testículos, vias seminais e genitais externos) e ainda de alguma patologia das glândulas supra-renais. Utiliza tratamentos médicos (fármacos), cirúrgicos e algumas manobras diagnosticas e terapêuticas mais simples.
Algumas das principais áreas de actuação são:
- Doenças dos rins e vias urinárias:
- Litíase – calculose renal – “pedras nos rins”
ALERTA: UMA HIDRATAÇÃO ORAL ABUNDANTE – SUPERIOR A 2,5 LITROS DE ÁGUA POR DIA – AJUDA A PREVENIR FORMAÇÃO DE CÁLCULOS (PEDRA) EM PESSOAS COM PREDISPOSIÇÃO À SUA FORMAÇÃO.
- Tumores benignos e malignos
- Doenças renais quísticas – Quistos renais
- Infecções e inflamações do tracto genito-urinário: Doenças sexualmente transmissíves; Pielonefrites (infecções do rim), cistites (infecções da bexiga), uretrites (infecções da uretra); Balanites e fimoses (inflamações e apertos do prepúcio) – que podem necessitar tratamento farmacológico local ou mesmo circuncisão;
- Disfunções vesicais: hiperactividade vesical (urgência urinária, micção com muita frequência), bexigas sem contractilidade, sequelas de AVCs, outras doenças neurológicas e de traumatismos vértebro-medulares e da bacia.
- Malformações genito-urinárias
- Refluxo vésico-uretérico – urina que reflui da bexiga para o rim e pode infectar e destruir o rim.
- Hipospádias – posição anómala do orifício uretral (por onde sai a urina) na parte inferior do pénis.
- Testículos mal descidos – quando as crianças (ou adultos) não apresentam os testículos na sua posição normal.
- Síndrome da JUP – apertos a nível da junção entre o ureter e o bacinete.
ALERTA: AS MALFORMAÇÕES DO APARELHO URINÁRIO SÃO DAS ANOMALIAS CONGÉNITAS MAIS FREQUENTES E ALGUMAS PODEM SÓ MANIFESTAR-SE NA IDADE ADULTA.
- Tumores Urológicos
ALERTA: SANGUE NA URINA É SEMPRE UM SINAL DE ALARME.
- Tumores do Rim
- Tumores do Ureter
- Tumores da Bexiga
ALERTA: O PRINCIPAL FACTOR DE RISCO PARA OS TUMORES MALIGNOS DA BEXIGA É O TABAGISMO CRÓNICO. OS FUMADORES DEVEM ESTAR ALERTA E CONSULTAR O MÉDICO PERIODICAMENTE PARA FAZER ESTE RASTREIO.
- Tumores do Testículo
ALERTA: O TUMOR DO TESTÍCULO É CANCRO MAIS FREQUENTE NOS HOMENS ENTRE OS 18 E 35 ANOS. A MAIORIA SÃO CURÁVEIS SE DIAGNOSTICADOS EM FASES PRECOCES. QUALQUER MASSA SUSPEITA NO TESTÍCULO DEVE SER ESTUDADA PELO MÉDICO. A AUTO-PALPAÇÃO DOS TESTÍCULOS É ESSENCIAL.
- Tumores do Pénis
ALERTA: LESÕES DE ASPECTO SUSPEITO OU FERIDAS CRÓNICAS COM CICATRIZAÇÃO DIFÍCIL, INCOMPLETA OU RECIDIVANTES NO PÉNIS DEVEM SER OBSERVADAS POR UM ESPECIALISTA COMPETENTE. AS POMADAS NÃO TRATAM ESTES TUMORES.
- Patologia prostática
- Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP): tratamento médico e cirúrgico. Dificuldades na micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, gotejamento após ter urinado, necessidade de se levantar várias vezes durante a noite para urinar, jacto fino e fraco.
- Carcinoma da próstata : doença maligna que pode não dar sintomas na sua fase inicial.
- Prostatites agudas e crónicas (inflamações da próstata)
ALERTA: TODOS OS HOMENS A PARTIR DOS 40 ANOS DEVEM SER SUBMETIDOS A DOSEAMENTO DO PSA E TOQUE RECTAL ANUAIS. PODE SER NECESSÁRIO EFECTUAR UMA BIÓPSIA À PRÓSTATA PARA CHEGAR AO DIAGNÓSTICO.
MAIS CEDO SE HOUVER HISTÓRIA FAMILIAR DE CANCRO DA PRÓSTATA.
O CANCRO DA PRÓSTATA PODE SER CURADO SE DIAGNOSTICADO PRECOCEMENTE.
- Andrologia – “Doenças dos homens”
ALERTA: AS DISFUNÇÕES SEXUAIS MASCULINAS SÃO MAIS FREQUENTES DO QUE SE JULGAVA E EXIGEM ESTUDO E TRATAMENTO. PODEM SER O PRIMEIRO SINAL DE OUTRAS DOENÇAS MAIS GRAVES.
- Disfunções sexuais
- Diminuição desejo sexual
- Alterações do orgasmo
- Alterações da ejaculação (ejaculação prematura ou precoce)
- Disfunção eréctil (Impotência)
- Andropausa – “menopausa masculina” – depressão, perda de desejo e potência sexual, perda de força e massa muscular.
- Curvaturas peneanas: pénis curvo que impede as relações sexuais
- Infertilidade conjugal de causa masculina
ALERTA: MAIS DE 90% DOS CASAIS QUE O DESEJAM, CONSEGUEM UMA GRAVIDEZ APÓS 12 MESES DE RELAÇÕES SEXUAIS NÃO PROTEGIDAS. MUITAS CAUSAS DE INFERTILIDADE TÊM UMA CAUSA IDENTIFICÁVEL QUE PODE SER TRATADA. EM CERCA DE 50% CASAIS EXISTE UM FACTOR MASCULINO ENVOLVIDO. O ESPERMOGRAMA É O EXAME BÁSICO. PODEM SER NECESSÁRIAS BIÓPSIAS DO TESTÍCULO.
- Urologia feminina
- Cistites (infecções urinárias de repetição)
- Incontinência urinária (perdas involuntárias de urina)
- Prolapsos pélvicos
ALERTA: EXISTEM HOJE EM DIA TERAPÊUTICAS MÉDICAS E CIRÚRGICAS ALTAMENTE EFICAZES PARA TRATAR A INCONTINÊNCIA URINÁRIA FEMININA. AS MULHERES COM ESTE PROBLEMA NÃO DEVEM TER VERGONHA E ESCONDER ESTE PROBLEMA AO SEU MÉDICO.
4ª Feira